12.07.2005

Viagens na Minha Terra

Ontem, dia 6 de Dezembro o Tribunal de Contas diz num relatório resultante da auditoria realizada à empresa este ano, que a CP-Comboios de Portugal se encontra em falência técnica. Os vários défices de exploração e elevado nível de endividamento estão na base desta falência. Aparentemente nos últimos três anos a CP acumulou prejuízos que ascenderam a 741 milhões de euros.
Estão na base desta falência insuficiências na exploração das diferentes áreas de negócio da empresa. Esta situação parece resultar do facto de o carro continuar como o meio de transporte preferencial dos Portugueses. Penso que este não é um problema dos Portugueses. De facto, se comparamos o nosso sistema de transporte ferroviário com o de outros Países encontramos muitas razões para esta situação óbvias para o comum dos mortais como eu.
As linhas dos caminhos de ferro mantiveram-se decrépitas e por causa disso a compra dos comboios pendulares que serviram a linha Porto-Lisboa, tornou-se inútil. A compra dos pendulares fez apenas ganhar meia hora em relação aos anteriores alfas. Há zonas em que o pendular circula a 10 km/h e nunca pode atingir a sua velocidade máxima, Não existe serviço de comboios depois das oito de noite e várias linhas fecharam. Para o Algarve, só quem não tem carro ou não tem idade para ter carta vai de comboio. Para Madrid, só um louco que não tem o que fazer ao tempo.
Por outro lado, as sempre rentáveis companhias de camionagem que apenas demoravam mais uma hora a levar os passageiros do centro da cidade do Porto para o centro da cidade de Lisboa por quase metade do preço. De facto, a relação rapidez/preço dos comboios é (quase era) muito má. O aparecimento das companhias aéreas Low-cost não augura nenhum bom futuro para qualquer linha Lisboa-Madrid, a funcionar nestas condições. E mesmo para o TGV... Já alguém averiguou se as linhas do TGV em Espanha são rentáveis? Quando o fizerem terão uma desagradável surpresa.

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