9.12.2006

Ciência Hoje, no Conta Natura

Foi com surpresa que li no conta natura a reacção de Jorge Massada, entre outras coisas editor/director da revista portuguesa online sobre ciência, o Ciência Hoje (CH).

Surpreende-me que alguém que é director de uma revista online profira frases como :
“Pessoalmente, não tenho nada contra que os artigos do Ciência Hoje sejam comentados onde quer que seja. O Conta Natura tem-se feito eco dessa acidez relativamente ao CH - ainda noutro dia li um comentário completamente disparatado a propósito de uma notícia da Lusa em que o «comentador» resolveu «brincar» com o apoio da Pfizer.”

Este tipo de afirmação revela um total desconhecimento da blogosfera, para além de denunciar tiques controleiros, muito típicos de outras paragens.
É verdade meu caro senhor, na blogosfera cada um diz o que pensa, não necessitando, como é óbvio de enxovalhar. O que não me parece que tenha sido o caso.

No entanto o seu espírito controlador foi particularmente evidente em mais uma das suas afirmações:

“O que me parece que poderia ser útil é que as notícias sejam pelo menos também comentadas no local onde surgem. Ajuda a perceber melhor as coisas. Para facilitar, o CH deve surgir já amanhã (ou depois de amanhã) com uma cara nova em que os comentários são directos. Só não serão editados os que contiverem acusações não fundamentadas contra quem quer que seja nem os comentários anónimos. É política da casa.”


Leia-se nesta frase que não serão publicados os comentários com os quais eu não concorde ou que possam conter qualquer tipo conteúdo jocoso ao trabalho por mim (ou pela minha equipa) realizado.


Caro Jorge Massada, não é possível controlar o que vem na blogosfera da mesma forma que se controlam os artigos de opinião ou cartas do leitor publicados nos jornais e pelos vistos, também no Ciência Hoje.

A preocupação quanto à seriedade do que é publicado na revista é deveras comovente. Senão, leia-se:
Finalmente, o CH tem crescido e tem pessoas novas a trabalhar. É natural que surjam erros. Contra natura seria que não surgissem. Há, claro, uma hipótese de não surgirem: não se fazer nada. Mas, aí, nada feito.


Se fosse um dos entrevistados visados, Cláudio Sunkel ou (indirectamente) Sobrinho Simões não sei se ficaria muito contente com o começo do seu comentário:


“...- gostaria de esclarecer que só hoje tomei conhecimento desta resposta de Cláudio Sunkel. No que respeita ao Ciência Hoje, e logo que me seja possível falar com ele (CS), faremos o que for necessário para que o que de facto pensa seja esclarecido.”

Sim, porque a preocupação de Jorge Massada surge na sequencia e na medida directa da resposta de Cláudio Sunkel. Aparentemente, Jorge Massada já tinha conhecimento do post de 7 de Julho sobre a entrevista.


Prometo que, pelo menos uma vez por semana, comentarei de ora em diante o Ciência Hoje (CH).

Sem comentários: