7.31.2006

FCT, Ministério da Ciência, bolsas e os choques nada tecnológicos!

Há cerca de oito dias que o mundo dos cientistas Portugueses, em particular o dos bolseiros, foi confrontado com uma situação até agora inédita. A divulgação da listagem de seriação dos candidatos às diferentes bolsas, nas várias áreas, prévia à divulgação dos resultados.
Reafirmo que se tratou de divulgação e não de uma situação fraudulenta, como alegam o Presidente da FCT, João Sentieiro e o ministro Mariano Gago, pelo simples facto de as páginas estarem perfeitamente disponíveis online, desejosas de serem abertas.
Uma situação fradulenta é uma situação GRAVE. Segundo a definição de fraude, disponível num simples dicionário de Língua Portuguesas da Porto Editora (online ao qual acedi gratuitamente por gentileza da Porto editora - http://www.infopedia.pt/E2.jsp). Espero que também não encontrem aqui qualquer fraude.


Substantivo feminino
1. acto de má-fé praticado com o objectivo de enganar ou prejudicar alguém; burla; engano; logração;
2. acto ou comportamento que é ilícito e punível por lei;
3. contrabando; candonga;

Exemplo: fraude fiscal manobra do contribuinte para escapar à incidência tributária.


A definição é bastante elucidativa e o exemplo também, pelo que se concluirá que a Associação de Bolseiros ao divulgar o endereço da página não terá cometido fraude.

Espero que a associação de bolseiros não se aterrorize e não se deixe intimidar por quem não sabe medir as palavras que utiliza. Ou se calhar sabe...

O mais irónico, no meio disto tudo é que a FCT se encontra sob a tutela do ministério da Ciência (entre outras coisas) cujo ministro gosta de chamar a si o choque tecnológico.

Apelo aqui ao Primeiro-Ministro que pense bem em que mãos está a colocar o choque que tantos esperam e anseiam ser capaz de levar o país para a frente. Pelos vistos, de tecnologia aqueles senhores não percebem muito.
O que os Portugueses e os jornalistas não deveriam admitir é que em consequência da inépcia informática se façam ameaças a Associações, como a de bolseiros, que há pouco mais de duas semanas tinham tido a ousadia de afirmar contra a corrente que o governo quer fazer passar que afinal “A Ciência não vai bem em Portugal”.

Já agora sugiro que contratem algum estudante, pois será suficiente, para resolver a falta de segurança dos ficheiros da FCT.

Sem comentários: