7.28.2006

A culpa é sempre do sistema!

Uma das coisas que tenho aprendido na vida é que a questão tem de ser respondida com a avaliação/método/experiência certa/o.
O título conclusivo da notícia publicada pelo expresso é para mim um exemplo do que não se pode fazer.
Leia-se então o seguinte:

"Estudo do Instituto da Inteligência revela que apenas 5% a 15% dos alunos mal sucedidos têm dificuldades de aprendizagem. A culpa é do actual modelo de ensino, que «cultiva o desinteresse» e «premeia as cábulas».

http://expresso.clix.pt/Actualidade/Interior.aspx?content_id=366882"


De facto o que foi avaliado foi a capacidade de aprendizagem o que constitui de facto um parâmetro da inteligência. É bom sabermos que os alunos Portugueses não são burros! Logo não se pode concluir de forma nenhuma que o problema do mau aproveitamente pode ter a ver com o sistema de ensino.
Concordo que o actual sistema premeia desde muito cedo os cábulas pois, como todos sabemos, quer se saiba ler (ou não) quer se saiba somar (ou não) todos completam o 9º ano de escolaridade obrigatória.

Para mim, o problema está no facilitismo e não entanto que se avalie tanto o sistema com tanto estudo sociológico e os alunos saiam da antiga 4ªclasse sem saberem ler fluentemente.

O pior de tudo é que o facilitismo tem permitido que os mais marrões, normalmente mais burros, cheguem mais longe. Daí termos uma classe dirigente constituída por burros com boa memória :-)

Sem comentários: