10.28.2005

Rápido, rápido... (I)

O Governo rapidamente aprova o TGV

Leia-se no Expresso online:

“A ligação do TGV poderá ser reduzida de quatro para duas linhas entre Portugal e Espanha, com quatro paragens entre Lisboa e Porto: Ota, Leiria, Coimbra e Aveiro. As alterações constam de uma nova versão do projecto, que o Governo prevê apresentar no próximo mês.
 
Segundo noticia hoje o jornal «Público», o anúncio de uma decisão política sobre a Rede de Alta Velocidade será feito depois de o Governo revelar os seus projectos para o aeroporto internacional da Ota, cujos contornos principais deverão ser conhecidos nos primeiros dias do próximo mês. Na segunda quinzena de Novembro será a vez do TGV.
 
O jornal escreve também que a Rave - Rede de Alta Velocidade, entidade pública responsável pelos estudos relativos ao TGV, foi mandatada pelo anterior Governo social-democrata para apresentar um trabalho sobre a dupla utilização da linha de Madrid, o que não fez até ao momento.
 
O projecto da linha Lisboa-Madrid deverá estar concluído apenas em 2015, podendo mesmo deslizar para 2017, adianta o «Jornal de Negócios». A data prevista era 2010, mas o Governo português vai assumir na próxima cimeira luso-espanhola, que as datas fixadas em 2003 para as ligações ibéricas em alta velocidade ferroviária na Figueira da Foz «são irrealistas». A linha Porto-Vigo, que deveria ser a primeira a ficar concluída em 2009, pode mesmo cair, uma vez que o Executivo português considera «não existir tráfego que justifique o investimento numa linha de alta velocidade».”

Sem comentários: